1. Tato: Uma caixa cheia de objetos. Vendar os olhos de um aluno,
enquanto ele tenta adivinhar o objeto apenas através do tato. Procurar
colocar objetos diversos e com várias formas, como: garrafa, pente,
escova de dentes, livro, abridor de garrafas, pacote de algodão, lixa
para unhas, forma de gelo, boneca, pião, bola etc.
2. Audição: Um aluno de olhos vendados, enquanto um outro provoca
um ruído. Exemplos de ruídos que podem ser utilizados: Bater um garfo
no copo, encher um copo com água, apertar as teclas de um teclado, um
ventilador ligado, apito, toque de um celular, uma porta batendo, uma
pessoa andando com sapato de salto, assovio, papel sendo rasgado, papel
sendo amassado, etc. Também podem ser utilizados efeitos sonoros
gravados e passados para a criança escutar. Clicando aqui você encontra efeitos sonoros para baixar, com os links devidamente consertados.
4. Visão: Os alunos devem de preferência, estarem ao ar livre
para realização dessa atividade. Pedir que observem detalhes da paisagem
local, como: cores, objetos, vegetação, terreno, pessoas etc. Após um
período de observação, o professor pode optar por diversos tipos de
registros do que foi observado. Por exemplo: Representação através de
pintura em tela do que foi observado, através de desenho ou técnicas de
arte como pontilhismo, mosaico etc. A atividade também pode ser
finalizada com um texto descritivo ou, se desejar encerrar de modo mais
dinâmico, eles podem compor uma música, uma poesia a partir das
observações da paisagem local da escola. É importante explicar que é
preciso expor os detalhes visuais, dar mais importância ao que está
sendo visto, como cores, formas, espaços, distâncias, beleza natural
etc. No caso de algum aluno com Necessidades especiais, o professor pode
pedir que cada amigo faça a ele um relato do que está vendo e mesmo
permitir que toque na grama, no tronco das árvores, que pegue um punhado
de terra, sente-se na grama com os demais, etc.
5. Paladar: Separar diversos alimentos e preparar pratinhos e
colheres descartáveis. Com os olhos vendados a criança deve provar o
alimento (deixe que um colega dê o alimento a ele) e dizer o seu nome.
Exemplos: banana, sal, açúcar, água, morango, maçã, etc. Uma sugestão
para essa aula é partir do livro "A cesta da Dona Maricota" e preparar
uma cesta com as frutas que serão provadas pelos alunos.
Texto: Profª Elizabeth Freitas
Vivenciando:
Oportunizar o conhecimento dos alimentos por meio do tato, olfato,
paladar e visão foi o objetivo desta atividade. Com os olhos vendados,
as crianças manusearam frutas previamente higienizadas e oferecidas pela
professora dentro de uma caixa surpresa. Ainda sem poder enxergar,
sentiram o aroma e depois, experimentaram porções para identificarem
qual era a fruta. Maçãs, bananas, uvas, entre outras frutas, foram
degustadas ao final do evento. (alunos da Ed. Infantil do Colégio Marista São Pedro)
1. Tato: Uma caixa cheia de objetos. Vendar os olhos de um aluno,
enquanto ele tenta adivinhar o objeto apenas através do tato. Procurar
colocar objetos diversos e com várias formas, como: garrafa, pente,
escova de dentes, livro, abridor de garrafas, pacote de algodão, lixa
para unhas, forma de gelo, boneca, pião, bola etc.
2. Audição: Um aluno de olhos vendados, enquanto um outro provoca
um ruído. Exemplos de ruídos que podem ser utilizados: Bater um garfo
no copo, encher um copo com água, apertar as teclas de um teclado, um
ventilador ligado, apito, toque de um celular, uma porta batendo, uma
pessoa andando com sapato de salto, assovio, papel sendo rasgado, papel
sendo amassado, etc. Também podem ser utilizados efeitos sonoros
gravados e passados para a criança escutar. Clicando aqui você encontra efeitos sonoros para baixar, com os links devidamente consertados.
4. Visão: Os alunos devem de preferência, estarem ao ar livre
para realização dessa atividade. Pedir que observem detalhes da paisagem
local, como: cores, objetos, vegetação, terreno, pessoas etc. Após um
período de observação, o professor pode optar por diversos tipos de
registros do que foi observado. Por exemplo: Representação através de
pintura em tela do que foi observado, através de desenho ou técnicas de
arte como pontilhismo, mosaico etc. A atividade também pode ser
finalizada com um texto descritivo ou, se desejar encerrar de modo mais
dinâmico, eles podem compor uma música, uma poesia a partir das
observações da paisagem local da escola. É importante explicar que é
preciso expor os detalhes visuais, dar mais importância ao que está
sendo visto, como cores, formas, espaços, distâncias, beleza natural
etc. No caso de algum aluno com Necessidades especiais, o professor pode
pedir que cada amigo faça a ele um relato do que está vendo e mesmo
permitir que toque na grama, no tronco das árvores, que pegue um punhado
de terra, sente-se na grama com os demais, etc.
5. Paladar: Separar diversos alimentos e preparar pratinhos e
colheres descartáveis. Com os olhos vendados a criança deve provar o
alimento (deixe que um colega dê o alimento a ele) e dizer o seu nome.
Exemplos: banana, sal, açúcar, água, morango, maçã, etc. Uma sugestão
para essa aula é partir do livro "A cesta da Dona Maricota" e preparar
uma cesta com as frutas que serão provadas pelos alunos.
Texto: Profª Elizabeth Freitas
Vivenciando:
Oportunizar o conhecimento dos alimentos por meio do tato, olfato,
paladar e visão foi o objetivo desta atividade. Com os olhos vendados,
as crianças manusearam frutas previamente higienizadas e oferecidas pela
professora dentro de uma caixa surpresa. Ainda sem poder enxergar,
sentiram o aroma e depois, experimentaram porções para identificarem
qual era a fruta. Maçãs, bananas, uvas, entre outras frutas, foram
degustadas ao final do evento. (alunos da Ed. Infantil do Colégio Marista São Pedro)
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