Sugestões para trabalhar o tema os sentidos de modo prático!


Algumas sugestões interessantes de como trabalhar o tema "Os sentidos" com os alunos de modo concreto, prático e divertido:

1. Tato: Uma caixa cheia de objetos. Vendar os olhos de um aluno, enquanto ele tenta adivinhar o objeto apenas através do tato. Procurar colocar objetos diversos e com várias formas, como: garrafa, pente, escova de dentes, livro, abridor de garrafas, pacote de algodão, lixa para unhas, forma de gelo, boneca, pião, bola etc.





2. Audição: Um aluno de olhos vendados, enquanto um outro provoca um ruído. Exemplos de ruídos que podem ser utilizados: Bater um garfo no copo, encher um copo com água, apertar as teclas de um teclado, um ventilador ligado, apito, toque de um celular, uma porta batendo, uma pessoa andando com sapato de salto, assovio, papel sendo rasgado, papel sendo amassado, etc. Também podem ser utilizados  efeitos sonoros gravados e passados para a criança escutar. Clicando aqui você encontra  efeitos sonoros para baixar, com os links devidamente consertados.



3. Olfato: Preparar com antecedência frascos ou alimentos que possuem odor. Com os olhos vendados, a criança deve descobrir pelo cheiro qual o nome do alimento ou líquido. Exemplos: Vinagre, perfume, álcool, naftalina, erva-cidreira, café, água (para perceber também o que não tem cheiro), etc.



4. Visão: Os alunos devem de preferência, estarem ao ar livre para realização dessa atividade. Pedir que observem detalhes da paisagem local, como: cores, objetos, vegetação, terreno, pessoas etc. Após um período de observação, o professor pode optar por diversos tipos de registros do que foi observado. Por exemplo: Representação através de pintura em tela do que foi observado, através de desenho ou técnicas de arte como pontilhismo, mosaico etc. A atividade também pode ser finalizada com um texto descritivo ou, se desejar encerrar de modo mais dinâmico, eles podem compor uma música, uma poesia a partir das observações da paisagem local da escola. É importante explicar que é preciso expor os detalhes visuais, dar mais importância ao que está sendo visto, como cores, formas, espaços, distâncias, beleza natural etc. No caso de algum aluno com Necessidades especiais, o professor pode pedir que cada amigo faça a ele um relato do que está vendo e mesmo permitir que toque na grama, no tronco das árvores, que pegue um punhado de terra, sente-se na grama com os demais, etc.






5. Paladar: Separar diversos alimentos e preparar pratinhos e colheres descartáveis. Com os olhos vendados a criança deve provar o alimento (deixe que um colega dê o alimento a ele) e dizer o seu nome. Exemplos: banana, sal, açúcar, água, morango, maçã, etc. Uma sugestão para essa aula é partir do livro "A cesta da Dona Maricota" e preparar uma cesta com as frutas que serão provadas pelos alunos.


Texto: Profª Elizabeth Freitas



Vivenciando:



    Oportunizar o conhecimento dos alimentos por meio do tato, olfato, paladar e visão foi o objetivo desta atividade. Com os olhos vendados, as crianças manusearam frutas previamente higienizadas e oferecidas pela professora dentro de uma caixa surpresa. Ainda sem poder enxergar, sentiram o aroma e depois, experimentaram porções para identificarem qual era a fruta. Maçãs, bananas, uvas, entre outras frutas, foram degustadas ao final do evento. (alunos da Ed. Infantil do Colégio Marista São Pedro)



Algumas sugestões interessantes de como trabalhar o tema "Os sentidos" com os alunos de modo concreto, prático e divertido:

1. Tato: Uma caixa cheia de objetos. Vendar os olhos de um aluno, enquanto ele tenta adivinhar o objeto apenas através do tato. Procurar colocar objetos diversos e com várias formas, como: garrafa, pente, escova de dentes, livro, abridor de garrafas, pacote de algodão, lixa para unhas, forma de gelo, boneca, pião, bola etc.





2. Audição: Um aluno de olhos vendados, enquanto um outro provoca um ruído. Exemplos de ruídos que podem ser utilizados: Bater um garfo no copo, encher um copo com água, apertar as teclas de um teclado, um ventilador ligado, apito, toque de um celular, uma porta batendo, uma pessoa andando com sapato de salto, assovio, papel sendo rasgado, papel sendo amassado, etc. Também podem ser utilizados  efeitos sonoros gravados e passados para a criança escutar. Clicando aqui você encontra  efeitos sonoros para baixar, com os links devidamente consertados.



3. Olfato: Preparar com antecedência frascos ou alimentos que possuem odor. Com os olhos vendados, a criança deve descobrir pelo cheiro qual o nome do alimento ou líquido. Exemplos: Vinagre, perfume, álcool, naftalina, erva-cidreira, café, água (para perceber também o que não tem cheiro), etc.



4. Visão: Os alunos devem de preferência, estarem ao ar livre para realização dessa atividade. Pedir que observem detalhes da paisagem local, como: cores, objetos, vegetação, terreno, pessoas etc. Após um período de observação, o professor pode optar por diversos tipos de registros do que foi observado. Por exemplo: Representação através de pintura em tela do que foi observado, através de desenho ou técnicas de arte como pontilhismo, mosaico etc. A atividade também pode ser finalizada com um texto descritivo ou, se desejar encerrar de modo mais dinâmico, eles podem compor uma música, uma poesia a partir das observações da paisagem local da escola. É importante explicar que é preciso expor os detalhes visuais, dar mais importância ao que está sendo visto, como cores, formas, espaços, distâncias, beleza natural etc. No caso de algum aluno com Necessidades especiais, o professor pode pedir que cada amigo faça a ele um relato do que está vendo e mesmo permitir que toque na grama, no tronco das árvores, que pegue um punhado de terra, sente-se na grama com os demais, etc.






5. Paladar: Separar diversos alimentos e preparar pratinhos e colheres descartáveis. Com os olhos vendados a criança deve provar o alimento (deixe que um colega dê o alimento a ele) e dizer o seu nome. Exemplos: banana, sal, açúcar, água, morango, maçã, etc. Uma sugestão para essa aula é partir do livro "A cesta da Dona Maricota" e preparar uma cesta com as frutas que serão provadas pelos alunos.


Texto: Profª Elizabeth Freitas



Vivenciando:



    Oportunizar o conhecimento dos alimentos por meio do tato, olfato, paladar e visão foi o objetivo desta atividade. Com os olhos vendados, as crianças manusearam frutas previamente higienizadas e oferecidas pela professora dentro de uma caixa surpresa. Ainda sem poder enxergar, sentiram o aroma e depois, experimentaram porções para identificarem qual era a fruta. Maçãs, bananas, uvas, entre outras frutas, foram degustadas ao final do evento. (alunos da Ed. Infantil do Colégio Marista São Pedro)



Nenhum comentário:

Postar um comentário