A
prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em
que começamos a “compreender” o mundo à nossa volta. No constante desejo
de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de
perceber o mundo sobe diversas perspectivas, de relacionar a realidade
ficcional com a que vivemos no contato com um livro, enfim em todos
estes casos estamos de certa forma, lendo, embora muitas vezes, não nos
damos conta.
Sendo
a escola a instituição moderna encarregada de transmitir a cultura às
novas gerações é nela que as expressões “aprender a ler” e “ler para
aprender” ganham o seu significado primeiro, para posteriormente
alcançar um dos objetivos básicos que é o de formar o leitor crítico da
cultura.
Educadores
que são verdadeiros modelos de leitores isto é, demonstram entusiasmo
pela leitura, conhecem as características do processo de leitura,
selecionam texto significativos para os alunos e são abertos a outras
interpretações de uma determinada obra.
Quando
se fala em leitura na escola é preciso considerar as situações
oferecidas no âmbito escolar para que ela se desenvolva; os materiais
oferecidos, o tempo disponível para tal ação; o clima motivador do
ambiente e as atividades desenvolvidas a partir do texto lido.
(Trechos do Artigo prática de leitura)
Marcilene Muniz Monteiro Conceição
Pedagoga e Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional e professora da rede publica estadual de Mato Grosso.
Sirlene Coelho de Lima Brito
Pedagoga e Especialista em Inclusão Social no Espaço Escolar e professora da rede publica do estado de Mato Grosso.
ATIVIDADES DO DIA DO LIVRO REALIZADA PELOS MEUS ALUNOS UTILIZANDO O DICIONÁRIO CALDAS AULETE.
OBJETIVOS:
ESSA
ATIVIDADE TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL INCENTIVAR A LEITURA ATRAVÉS DO
DESPERTAR DA CURIOSIDADE DOS PERSONAGENS CRIADOS POR MONTEIRO LOBATO.
PROCEDIMENTOS:
BIOGRAFIA DE MONTEIRO LOBATO (VIDA E OBRAS DO AUTOR)
PESQUISA NO DICIONÁRIO SOBRE OS PERSONAGENS CRIADOS PELO AUTOR ( LEITURA E ESCRITA)
A
ATIVIDADE DE LEITURA FOI FEITA EM DUPLA, ONDE CADA ALUNO FEZ A LEITURA
DE CADA PERSONAGEM PARA O SEU COLEGA, APÓS A LEITURA TODOS ELES CRIARAM
UMA LISTA DAS CARACTERÍSTICAS DE TODOS OS PERSONAGENS.
A AULA FOI MUITO PROVEITOSA, UNIMOS A LEITURA, A ESCRITA DE UMA FORMA PRAZEROSA.
A
ESCOLHA DA DUPLA FOI ATRAVÉS DOS NÍVEIS, UM ALUNO QUE ESTÁ MAIS
AVANÇADO NA LEITURA JUNTO COM UM ALUNO QUE TEM DIFICULDADES NA LEITURA, E
ASSIM UM PODERIA INCENTIVAR AO OUTRO E ATÉ MESMO AJUDAR NA LEITURA
PROPOSTA.
O
QUE ME CHAMOU ATENÇÃO QUE ELES NÃO NOTARAM O QUANTO ELES ESTAVAM
PROGREDINDO COM AQUELA ATIVIDADE, POIS ELES DEMONSTRARAM MUITO
INTERESSE, POIS SE TRATAVA DE PERSONAGENS QUE JÁ CONHECIAM DE DESENHOS E
MATARAM SUAS CURIOSIDADES ATRAVÉS DA LEITURA E DA LISTAGEM DE SUAS
CARACTERÍSTICAS (ESCRITA).
DEPOIS CADA DUPLA FALOU SOBRE O SEU PERSONAGEM PREFERIDO E SOCIALIZOU COM A TURMA TODA.
AS FOTOS DA TURMA NO MOMENTO DA AULA.
A
prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em
que começamos a “compreender” o mundo à nossa volta. No constante desejo
de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de
perceber o mundo sobe diversas perspectivas, de relacionar a realidade
ficcional com a que vivemos no contato com um livro, enfim em todos
estes casos estamos de certa forma, lendo, embora muitas vezes, não nos
damos conta.
Sendo
a escola a instituição moderna encarregada de transmitir a cultura às
novas gerações é nela que as expressões “aprender a ler” e “ler para
aprender” ganham o seu significado primeiro, para posteriormente
alcançar um dos objetivos básicos que é o de formar o leitor crítico da
cultura.
Educadores
que são verdadeiros modelos de leitores isto é, demonstram entusiasmo
pela leitura, conhecem as características do processo de leitura,
selecionam texto significativos para os alunos e são abertos a outras
interpretações de uma determinada obra.
Quando
se fala em leitura na escola é preciso considerar as situações
oferecidas no âmbito escolar para que ela se desenvolva; os materiais
oferecidos, o tempo disponível para tal ação; o clima motivador do
ambiente e as atividades desenvolvidas a partir do texto lido.
(Trechos do Artigo prática de leitura)
Marcilene Muniz Monteiro Conceição
Pedagoga e Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional e professora da rede publica estadual de Mato Grosso.
Sirlene Coelho de Lima Brito
Pedagoga e Especialista em Inclusão Social no Espaço Escolar e professora da rede publica do estado de Mato Grosso.
ATIVIDADES DO DIA DO LIVRO REALIZADA PELOS MEUS ALUNOS UTILIZANDO O DICIONÁRIO CALDAS AULETE.
OBJETIVOS:
ESSA
ATIVIDADE TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL INCENTIVAR A LEITURA ATRAVÉS DO
DESPERTAR DA CURIOSIDADE DOS PERSONAGENS CRIADOS POR MONTEIRO LOBATO.
PROCEDIMENTOS:
BIOGRAFIA DE MONTEIRO LOBATO (VIDA E OBRAS DO AUTOR)
PESQUISA NO DICIONÁRIO SOBRE OS PERSONAGENS CRIADOS PELO AUTOR ( LEITURA E ESCRITA)
A
ATIVIDADE DE LEITURA FOI FEITA EM DUPLA, ONDE CADA ALUNO FEZ A LEITURA
DE CADA PERSONAGEM PARA O SEU COLEGA, APÓS A LEITURA TODOS ELES CRIARAM
UMA LISTA DAS CARACTERÍSTICAS DE TODOS OS PERSONAGENS.
A AULA FOI MUITO PROVEITOSA, UNIMOS A LEITURA, A ESCRITA DE UMA FORMA PRAZEROSA.
A
ESCOLHA DA DUPLA FOI ATRAVÉS DOS NÍVEIS, UM ALUNO QUE ESTÁ MAIS
AVANÇADO NA LEITURA JUNTO COM UM ALUNO QUE TEM DIFICULDADES NA LEITURA, E
ASSIM UM PODERIA INCENTIVAR AO OUTRO E ATÉ MESMO AJUDAR NA LEITURA
PROPOSTA.
O
QUE ME CHAMOU ATENÇÃO QUE ELES NÃO NOTARAM O QUANTO ELES ESTAVAM
PROGREDINDO COM AQUELA ATIVIDADE, POIS ELES DEMONSTRARAM MUITO
INTERESSE, POIS SE TRATAVA DE PERSONAGENS QUE JÁ CONHECIAM DE DESENHOS E
MATARAM SUAS CURIOSIDADES ATRAVÉS DA LEITURA E DA LISTAGEM DE SUAS
CARACTERÍSTICAS (ESCRITA).
DEPOIS CADA DUPLA FALOU SOBRE O SEU PERSONAGEM PREFERIDO E SOCIALIZOU COM A TURMA TODA.
AS FOTOS DA TURMA NO MOMENTO DA AULA.
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